DISCOS| YEAR BY YEAR: 2003

Voltámos! 
2003 foi um ano discográfico muito bom, bem, para mim, tem muitas amizades favoritas, aliás tem a que foi a minha preferida por MUITOS ANOS. Será que adivinham qual é ? Depois no fim deixam nos comentários se o palpite estava certo ou não ;) 

Antes de abordar cada disco, vamos à lista dos 5 álbuns de 2003 que me marcaram e fazem/fizeram parte da minha vida. 

Hail to the thief - Radiohead
Meteora - Linkin Park 
Transatlanticism - Death Cab for Cutie
Fallen - Evanescence
Frengers - Mew

Mais um vez, Radiohead aqui. É consistente, este é mais álbum que merece destaque especial. Acho que não houve uma época única específica que tenha ouvido com maior intensidade, mas é álbum que há muito anos toca por casa, em caminhadas, viagens... revisito com muita regularidade, aliás como os anteriores que falei de 2000 e 2001. Curiosamente, nas última semanas tenho ouvido quase todos os dias, particularmente o Amnesic, de 2001, do último post. Este é mais uma viagem altamente recomendável para estados mais melancólicos ou reflexivos. Menção especial para 2+2=5   Sail to the moon.


Já falei ali no post atrás sobre a história da chegada e presença dos LP na minha vida, durante vários anos. Atualmente, vivem mais nas memórias (e acho que sei muitas letras de cor ainda ihihi)


 
Não tenho a certeza, mas penso que descobri os DCFC na série televisiva norte americana The O.C. Adorava aquilo, foi a primeira que colei e segui de início ao fim! Principalmente o weird, o desajustado e cómico Seth Cohen, interpretado pelo Adam Brody. Na altura, os meus amigos não viam, acho que só a minha irmã, mas aposto que o Seth Cohen era a personagem favorita de todos! Num dos episódios o Seth Cohen menciona os DCFC, ao mostrar os bilhetes que comprou para ir com a Summer ao concerto em Orange County (OC, estão a ver).. Acho que era  Summer, que foi a graaaaande paixão dele, se bem que houve outra namorada. Este artigo menciona coisas engraçadas sobre a série que rodou em 2003, e é engraçado que agradece a Seth trazerem DCFC ao conhecimento de muitos. 
Em relação ao álbum mesmo, é muito muito lindo, na altura era/foi o apogeu do indie rock, aliás acho que foi por esta altura que entendi realmente o que era ser indie, com Seth e DCFC :) oiçam!
Side note: a serie The OC trouxe tanta tanta música boa!! Abriu um caminho musical brutal 


Isto é muito estranho, a primeira vez que ouvi "Bring me to life", o primeiro single, ou foi na Rádio Cidade (!!!) ou no Top+ da RPT1. Gravei diretamente do rádio onde ouvia a Cidade, numa cassete! E foi assim o começo. Daqui, comecei a ouvir as restantes faixas, e Fallen foi o primeiro disco a sério que comprei e foi o início da maior relação de admiração com uma banda de sempre! Today, não é de todo o meu género de música, estou muito fora do circuito do rock gótico, mas este ano por exemplo, num momento de alguma revolta interna, pus-me ao ouvir de novo e foi uma sensação muito muito boa, foi como nos 2003-2007, uma forma de terapia. Foi a maior revolução que a música me trouxe, foi ouvir e deixar os Evanescence acompanharem-me e tornarem-se um dos melhores amigos de sempre.


Sabiam que Frengers é a junção das palavras Friends + Strangers?
E sabiam que um álbum vinil de Frengers (provavelmente edições únicas já) custa à vontade uns 500 dólares? É incrível!! Mas a verdade  é que é uma obra de colecionador autêntica. Até perceber este valor de mercado, achava que era um álbum muito muito bom e muito underrated. Afinal não é, é só muito pouco conhecido, muito pouco de massas. Se também são melómanos e nunca escutaram Mew com atenção, recomendo uma hora muito atenta da escuta deste Frengers. 
Funfact: ter conhecido Mew por adorar a música da publicidade da Optimus, em Portugal, (a primeira a trazer a internet para telemóvel, que antigo!). Tão incrível, se viam t.v. conhecem esta música que falo. Acho que depois por essa altura, ouvi ou vi videoclip no TOP+ , na RTP1 (adorava aquilo) e depois fui pesquisar e ouvir mais... (Aliás, outro funfact, pensado bem, o TOP+ teve um papel enorme no nascimento desta melomania, eu ficava colada por saber quais os discos no top e quais as músicas que escolhiam para passar o videoclip, conheci ou comecei a ouvir mais bandas por causa desse programa ao sábado à tarde.  Tenho ideia de esta paixão toda começar pelos anos 2000, 2001. Mas o programa durou 20 anos, 1992-2012!!)


E sim , é verdade, se apostaste em Fallen dos Evanescence, acertaste :)
até 2004 ~

Comentários