DISCOS: YEAR BY YEAR: 2001 & 2002

É verdade, eu ia saltar de 2000 diretamente para 2002. Porquê?
Porque apercebi-me de que nenhum dos meus álbuns pertence à colheita2001, o que é de alguma forma surpreendente. Contudo vou fazer uma menção honrosa ao Amnesic, dos Radiohead (já falei deles no post anterior, e ainda vou trazê-los mais vezes). Curiosa com este ano de hiato na minha lista 2000-2020, fui pesquisar e é interessante que o ano 2001 foi verdadeiramente um mau ano em termos discográficos. Percebi isso quando li este artigo da Pitchfork . Foi também por aqui que me lembrei do Amnesic, apesar de não estar na minha lista dos favoritos, tem muitas das minhas músicas favoritas

Pyramid Song 
&
You and Whose Army  
(oiçam aqui, é tão LINDA, adoro a transição aos 1:52!)


Olhando para a minha lista de 2002, o cenário também não melhora muito, mas tenho 2 álbuns para vos falar:
 A Rush of Blood to the Head - Coldplay
&
The Eminem Show - Eminem



   Green Eyes. Warning Sign. Amsterdam. God put a Smile upon your face. Daylight. Ou até mesmo Politik... 
Opa, é incrível mas acho que todas as músicas deste lindo álbum já foram, em alguma altura, a minha faixa favorita do AROBTTH. 
   Não chega a ser necessário falar das faixas Clocks, In my place, muito comercializadas ou  The scientist, esgotada até ao tutano  (para mim, demasiado esgotada; mas será sempre o bonito clássico deles.)
   Não há uma única música que seja menos boa, menos bela, menos especial. É um álbum sem falhas, do minuto 00 ao último! Um viagem obrigatória para quem não conhecer as raízes dos Coldplay. E, mais uma vez, como falei sobre Parachutes aqui, é possível cantar cada uma, sem saber bem como. A real masterpiece. 




Eu ouvi MUITO o meu CD gravado com este álbum. E que memórias! Foi por volta do ano do seu nascimento talvez um pouco mais tarde, 2003,2004. Deve ter sido o meu primeiro contacto mais sério com o rap, que apesar de ainda hoje não ser uma ENORME fatia daquilo que oiço on a daily basis, é um género significativo para mim e oiço alguns artistas de rap e hip&hop hoje em dia (falarei dos discos favoritos, em listas de anos mais recentes). Eminem, esse desapareceu para mim, desde então. Depois de ter rodado o meu cd The Eminem Show até à exaustão, não revisitei mais, de forma consistente... Mas é sem dúvida, reconhecidamente não apenas por mim, um álbum de viragem na história do rap, até então considerado quase exclusivamente black music. Já agora, a música White America, a faixa 2, fala da ironia de ser um homem branco, tentar convencer produtoras a lançaram a música dele. Foi o Dre, produtor e rapper negro que o trouxe à fama. Ainda bem que as rimas dele viram luz do dia, há muita coisa boa a apontar deste white man cheio de talento (e também coisas questionáveis, como várias referências homofóbicas...) 
Na altura, uma das faixas favoritas  era Hailie's Song, sobre a filha dele. 
(Side note: o filme 8Mile marcou esta época, eu e todos os meus amigos vimos e na altura foi incrível entrar na história dele, da pobreza, desprezo, raiva e o caminho da música)


até breve, até 2003 
(a partir de agora os anos são mais recheados!)

Comentários