LIVROS | Fragmentos _ Hamlet e Ornitologia
É tão engraçado certas coincidências; ultimamente tenho encontrado conexões, ligações entre coisas que tenho lido e ouvido, no mesmo dia, com um curto intervalo.
Se calhar, estou simplesmente atenta, mas por outro lado faz-me pensar nas escolhas que faço que me levaram a isso - é muito curioso!
Hoje trago mais duas que aconteceram ontem, entre um livro, o Oráculo da noite , e um podcast, Ponto Final, Parágrafo
conexão 1
podcast (episódio com João André)
Fala-se de 3 escolhas literárias, uma das quais o Hamlet, de Shakespeare. É curioso que nunca li, nem vi nada sobre a obra, apesar de estar nas nossas memórias coletivas. Deixei-me ficar a ouvir as imensas coisas que ele comentou , com uma transparente paixão sobre o Hamlet...
pág. 106 "Oráculo da noite"
Como disse Hamlet de Shakespeare "O sonho em si mesmo é apenas uma sombra"
-
conexão 2
podcast: episódio com Afonso Reis Cabral
Fala-se do estudo de pássaros (a propósito do ultimo livro do ARC), a ornitologia. Não conhecia esta palavra e fiquei a saber que durante a viagem pela nacional 2, o ARC ia identificando as espécies de pássaros pelos seus assobios, mesmo sem os ver ( arte que aprendeu com o seu pai).
pág. 145 "Oráculo da noite"
"Em 2016, uma equipa liderada pelo etólogo Niels Rattenborg do Instituto Max Planck de Ornitologia, publicou a primeira demonstração do sono uni-hemisférico* durante o voo!
*Não é fantástico que algumas espécies, em particular aves migratórias, tenham a capacidade de dormir só pela metade - um olho aberto e outro fechado, do lado que dorme -literalmente.
Niels Rattenborg/BBC |
Comentários